Siga-nos nas nossas redes sociais:

Botao Facebook Botao Instagram

 

 

Tempo Privilegiado de Conversão

quaresmaA Quaresma é o Tempo privilegiado de conversão, de combate espiritual, de jejum medicinal e caritativo; é também um tempo sobretudo de escuta da Palavra de Deus, de uma catequese mais aprofundada, que recorda aos cristãos os grandes temas batismais em preparação para a Páscoa. Batizados na morte e ressurreição de Cristo, devemos viver segundo uma moral de ressuscitados, seguindo, não uma lei vazia ou simplesmente externa, mas o exemplo de Jesus Cristo, em sua obediência filial a Deus Pai.

No tempo da Quaresma também o Povo de Deus participa de um esforço exigente, porém libertador, que deve abri-lo ao chamado do Senhor e da Comunidade cristã. Privando-se do alimento terreno, nas muitas formas que se lhe apresentam, aprenderá a saborear acima de tudo, o Pão da Palavra de Deus e da Eucaristia, e melhor sentirá o dever de dividir os bens com os outros.

A grande reunião de bispos e representantes da nossa Santa Igreja no mundo, chamada Concílio Vaticano segundo, recomendava que "a penitência quaresmal não seja só interna e individual, mas sobretudo externa e social. E a prática da penitência segundo as possibilidades do nosso tempo e das diversas regiões, como também de acordo com as condições dos fiéis, incentivada e recomendada". Por isso, celebrar a Eucaristia no Tempo da Quaresma significa: percorrer juntamente com Jesus Cristo, um caminho de provação que pertence à Igreja e a cada pessoa; assumir de maneira mais decisiva a obediência filial ao Pai e o dom de si mesmo aos irmãos e irmãs que cria o sacrifício espiritual. Desta maneira, renovando os compromissos batismais na noite pascal, poderemos "fazer a passagem" para a vida nova de Jesus-Senhor Ressuscitado, para a glória do Pai, na unidade do Espírito Santo.

(Fonte do texto: Missal cotidiano da assembléia cristã. São Paulo: Paulus, 6ª ed,1996.)
Escrito por: Pe. Sérgio Aquino - sdb.